EDIÇÃO DE JULHO(2022)
• No Facebook em vida é possível indicar nas configurações um contato herdeiro que poderá transformar a conta em memorial ou solicitar a remoção da conta (https://www.facebook.com/help/1506822589577997). É possível também configurar a opção de exclusão da conta após um amigo ou familiar comunicar o seu falecimento (https://pt-br.facebook.com/help/memorialized). Após o desencarne e não tendo nomeado o contato herdeiro será possível solicitar remoção da conta mediante comprovação de parentesco ou por advogado do titular da conta com procuração específica (https://pt-br.facebook.com/help/1518259735093203), a transformação da conta em memorial (https://pt-pt.facebook.com/help/1111566045566400), e no caso da pessoa estar clinicamente incapacitada é possível preencher um formulário solicitando a desativação ou conversão da conta em memorial (https://pt-br.facebook.com/help/contact/228813257197480).
• No Instagram os procedimentos seguem os mesmos critérios do Facebook, pois pertence a mesma rede. A notificação de falecimento e transformação da conta em memorial podem ser feitas através do formulário (https://www.facebook.com/help/instagram/264154560391256)
• No Google o usuário pode cadastrar contatos de confiança para realização de download dos dados (https://myaccount.google.com/inactive). O encerramento da conta poderá ser solicitado por parentes próximos ou representantes legais e passará por uma criteriosa análise. As contas não utilizadas por mais de nove meses automaticamente ficarão inativas.
• No WhatsApp a família ou representante legal conseguirá recuperar os conteúdos (mensagens, áudios, vídeos ou imagens) se possuírem o número do celular e a senha do usuário. Eles não armazenam nenhum conteúdo compartilhado pelo usuário e para a necessidade de desativação é necessário fazer pelo próprio aparelho do desencarnado através das configurações optando por “apagar minha conta”.
• No Twitter através da comprovação de parentesco é possível solicitar o bloqueio da conta por intermédio de preenchimento de um formulário (https://help.twitter.com/pt/forms/account-access/deactivate-or-close-account/deactivate-account-for-deceased).
• No I Cloud precisará possuir um ID Apple e o ID do falecido, além da documentação legal. Ou ainda solicitar acesso através de uma ordem judicial (https://support.apple.com/ptbr/HT208510#:~:text=Se%20voc%C3%AA%20quiser%20solicitar%20a,em%20seu%20pa%C3%ADs%20ou%20regi%C3%A3o.)
• No Pinterest é possível solicitar a exclusão através do formulário (https://help.pinterest.com/pt-br/contact) ou enviando e-mail para care@pinterest.com detalhando a solicitação e anexando a certidão de óbito.
• No Linkedin é possível transformar a conta em memorial (https://www.linkedin.com/help/linkedin/ask/ts-rmdmlp) ou remover o perfil (https://www.linkedin.com/help/linkedin/ask/TS-RDMLP)